Energia Limpa: esclareça as suas principais dúvidas

Tipos de energia limpa. Veja como a energia solar se destaca como a melhor solução.

Energia Limpa: esclareça as suas principais dúvidas

O Brasil é uma referência quando se considera o percentual de energias limpas na matriz energética, perdendo apenas para a China e os EUA.

No ano de 2015, o Brasil se tornou um dos signatários do Acordo de Paris, iniciativa para o endereçamento de uma série de questões que influenciam o clima.Um dos compromissos assumidos pelo país é aumentar para 23% da matriz energética a participação de fontes de energia renováveis.

Apesar de sermos um país tropical, com a presença de ventos e sol o ano todo, o que nos auxilia a alcançar essa meta até 2030 é o fato de termos uma regulação propicia para o desenvolvimento desse setor, instituições cuja competência técnica é amplamente reconhecida, além de investidores dispostos a levantar recursos para projetos de fontes sustentáveis.

Isso faz toda diferença para a construção de nova capacidade instalada.Afinal, construir um parque eólico não leva mais do que um ano.Isso é uma verdadeira revolução quando comparado com o que existia até um passado bem recente: entregar uma usina hidrelétrica demorava 10 anos e causava mudanças permanentes no seu entorno.

A origem do problema

Entre os vários recursos naturais que podem ser usados para a geração de energia, nem todos são considerados como sustentáveis.

Ao se verificar a matriz energética mundial, é possível constatar porque hoje se dá tanta importância para a maior participação de energia limpa.

Fonte: EPE – Empresa de Pesquisa Energética

A energia gerada a partir do carvão mineral, gás natural e derivados de petróleo, como óleo diesel e gasolina, representa mais da metade da matriz energética do mundo (acima de 60%).

Também conhecidos como combustíveis fósseis, são o resultado da composição de animais e vegetais ao longo de milhões de anos.São eles que alimentam as usinas térmicas, que funcionam da seguinte forma:

  • 1.O processo de combustão gera calor;
  • 2.Esse calor transforma a água em vapor;
  • 3.O vapor gerado move uma turbina;
  • 4.Essa turbina gera energia.

Quando ocorre a geração de energia, gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2), são despejados na atmosfera, agravando o efeito estufa e causando o aquecimento global.

Além dos transtornos climáticos de difícil reversão, uma outra limitação dos combustíveis fósseis é a sua escassez.Uma vez esgotados os recursos, além da falta de insumo para se gerar energia, a área explorada dificilmente encontra outra destinação, resultando em um dano ainda maior.

Principais fontes de energia limpa

Para que a energia possa receber o carimbo de “energia limpa”, ela precisa de 2 componentes:

  • 1.Ser de fonte renovável;
  • 2.Causar mínimo impacto na natureza.

Energia hídrica

É a fonte mais comum de energia no país visto a grande presença de reservatórios para atender o consumo.A energia hídrica é gerada em grandes quantidades pelas turbinas das usinas hidrelétricas, quando essas são acionadas por meio da força das águas represadas.

Além do tempo e investimento necessário para a construção de uma hidrelética, deslocamento de povoados e alagamento de grandes áreas são as maiores desvantagens.Adicionalmente, os potenciais hidráulicos se encontram cada vez mais distantes dos grandes centros de carga, acarretando em perdas de energia nas linhas de transmissão.

Energia eólica

As torres com as turbinas eólicas, que podem ter hélices de duas ou três pás, se movimentam de acordo com a força dos ventos.A quantidade de energia gerada depende da velocidade e da frequência com que a região é abastecida pelos ventos.

O impacto no meio ambiente é bastante reduzido.Entretanto, alguns inconvenientes podem ser detectados em locais escolhidos para acolher parques eólicos.Acidentes com pássaros que costumam passar pelo local por conta de rotas migratórias e interferência nos sinais de TV e rádio são os problemas mais comuns.

Energia solar

A energia do sol, capaz de fornecer uma intensidade dez vezes maior que a necessária globalmente em um único ano, é captada por meio de dois sistemas distintos:

  • ·Energia solar fotovoltaica: é o sistema mais conhecido, usado para abastecer casas, pontos comerciais, indústrias de pequeno porte e áreas rurais;
  • ·Energia solar térmica concentrada: sistema de grande porte que concentra a luz do sol em um determinado ponto por meio de espelhos coletores.Uma torre central, cujos componentes internos se expandem ou evaporam, em função das temperaturas elevadas, faz funcionar as turbinas que fornecem energia.

A tecnologia de energia solar é muito bem vista por ambientalistas pois não polui, exige pouca manutenção e apresenta uma vida útil bastante longa.

“Hoje, essa energia custa apenas 17% do que custava em 2010.”

Rodrigo Lopes Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

Um ponto negativo é que esse sistema não funciona no período da noite, necessitando de abastecimento por meio da rede de distribuição da concessionária de energia.

Biomassa

A energia é gerada por meio da queima de materiais de origem orgânica.O bagaço de cana de açúcar, que é o que resta do processo de produção de acúcar e álcool, é a principal fonte de biomassa, representando 84,1% do total.Outras opções são os restos de madeira e a palha de arroz.

A biomassa já representa aproximadamente 9% da matriz energética brasileira.Seu principal benefício é que a sua queima ocorre perto de onde estão os mercados mais demandantes por energia, visto que as usinas estão localizadas na região centro-sul.

Isso não só reduz os custos para se “transportar” essa energia como também minimiza as perdas elétricas que ocorrem ao longo das linhas de transmissão.Além disso, o bagaço da cana é consumido durante o período de seca, quando os reservatórios das usinas estão mais vazios.

Como desvantagem, temos o desmatamento e o cultivo de monoculturas.

Energia nuclear

Apesar das pessoas só se lembrarem delas quando ocorre algum acidente, a energia produzida por usinas nucleares é considerada uma energia limpa.Nesse tipo de usina, uma reação nuclear gera calor de forma bastante intensa.Isso faz com que a água se transforme em vapor para alimentar as turbinas que, quando giram, geram energia.

Uma usina nuclear tem um custo extremamente alto.

Energia geotérmica

O planeta Terra possui uma camada interna de calor, conhecida como magma, que se localiza a 64 km da superfície.As usinas, construídas em locais onde esse calor está mais próximo da superfície, injetam água no subsolo, por meio de dutos especiais, para que ela retorne na forma de vapor e faça girar as lâminas das turbinas, alimentando o gerador responsável por produzir energia.

Energia maremotriz

É a energia gerada pela força das marés.As torres com turbinas subaquáticas são construídas perto do litoral.Essa fonte de energia tem as mesmas limitações da energia eólica, sendo a sua produção interrompida quando a maré está baixa.

A matriz energética brasileira

De acordo com o Balanço Energético Nacional, compilado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), O país tem a seguinte distribuição:


Quando comparada com a composição da matriz energética mundial, fica bastante evidente o nosso foco em geração de energia sustentável.

A energia eólica teve um grande avanço após a redução dos custos de construção de torres.Esse tipo de fonte renovável apresentou o maior percentual de crescimento quando comparado com o ano anterior (2016).O mesmo movimento é esperado para a energia solar.

Os fabricantes de equipamentos se empenham para encontrar alternativas para uma limitação técnica, tanto da energia eólica como da solar.Por serem de origem intermitente; ou seja, passíveis de interrupções no fornecimento, precisam estar interligados com outras fontes de energia de geração contínua.

Apesar de algumas tecnologias recentes apontarem para o desenvolvimento de baterias de armazenamento mais avançadas, a sua viabilidade em projetos de energia sustentável ainda está distante em função do alto custo de implementação.

Energia limpa na sua casa

Ter autonomia para produzir a sua própria energia, de forma sustentável e econômica, já é uma realidade.

A My Sun conta com equipe especializada e a melhor relação custo-benefício para sistemas completos de energia solar.

Solicite um orçamento agora!


Solicite seu Orçamento Personalizado agora.

Faça seu orçamento de forma ágil e rápida.

Atenção!
    (R$)